NUNCA DESISTIR: A persistência de pessoas autistas pela inclusão pode transformar o mundo
- cantorlucassampaio
- 25 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de abr.

Se há uma característica que permeia a jornada de muitas pessoas neurodiversas que eu conheço, e que ressoa profundamente com minha trajetória como músico e palestrante, é uma resiliência inabalável, uma persistência do nosso nicho em transformar um mundo intolerante em um espaço seguro e mais acolhedor.
Me lembro das incontáveis horas que dediquei em aprender novas canções no violão, da repetição incansável das melodias até que as notas vibrassem exatamente como eu deveria senti-las. Essa mesma persistência foi o que me motivou a superar a timidez em compartilhar minhas experiências e hiperfocos nos palcos, seja através da música ou através da palavra, como um defensor da inclusão.
O mundo nem sempre é um lugar acolhedor para a neurodiversidade. Vivi diversos momentos de incompreensão, de tentativas frustradas de me encaixar em moldes que simplesmente não eram meus. Mas foi essa chama interior, esse desejo de ser autêntico e de buscar um espaço onde nossas vozes pudessem ser ouvidas, que me manteve firme.
Cada meta alcançada, cada voz que se levanta, cada potencialidade que floresce em meio aos desafios, é uma prova viva de que a inclusão de pessoas autistas não é uma missão impossível. Juntos estaremos moldando um futuro mais justo e equitativo para todos.
Através da minha história de vida como pessoa no espectro, busco não só compartilhar insights, como também ouvir e aprender com o público para abrirmos novos caminhos, seguindo nossos sonhos, e transformando paixões em propósitos.
Portanto, se você é uma pessoa autista ou neurodivergente, com uma visão de um mundo melhor, liberte a coragem que existe dentro de você. Ela é a força motriz que vai te impulsionar a ultrapassar barreiras e deixar o seu legado para o mundo. Nunca desista.
Comments